Depois de um longo caminho percorrido, River Plate e Flamengo se enfrentarão em uma partida única para decidir quem será o campeão da Copa Libertadores deste ano. O jogo será disputado no famoso Estádio Monumental de Lima, no Peru, no dia 23 de novembro de 2019.

O River Plate é o atual campeão da Copa Libertadores e tem uma história rica nessa competição. O clube argentino já venceu a Libertadores quatro vezes, sendo duas delas nos últimos três anos. O técnico Marcelo Gallardo é considerado um dos melhores treinadores da América do Sul e é adorado pela torcida do River Plate.

Do outro lado, temos o Flamengo, que vem surpreendendo a todos este ano. O time brasileiro tem feito uma excelente campanha na Libertadores e demonstrado um futebol ofensivo e atraente. A contratação do técnico português Jorge Jesus no meio do ano parece ter sido um fator importante para o sucesso do Flamengo. O treinador tem implementado um estilo de jogo que tem cativado a torcida e levado o time a grandes vitórias.

Mas, afinal, quem é o favorito para ganhar a final? Essa é uma pergunta difícil de responder, já que ambos os times têm pontos fortes e fracos. Mas podemos fazer uma breve análise:

O River Plate tem uma defesa sólida e experiente, liderada pelo zagueiro Pinola. O meio-campo é bem organizado e conta com jogadores talentosos como Enzo Pérez e Nacho Fernández. O ataque tem jogadores rápidos e habilidosos como Matías Suárez e Borré. O ponto fraco do River Plate é a falta de um jogador decisivo, capaz de criar jogadas e marcar gols.

Já o Flamengo tem um ataque poderoso, com jogadores como Gabriel Barbosa, Bruno Henrique e Arrascaeta. O meio-campo é bem equilibrado e tem em Gerson e Everton Ribeiro seus principais destaques. A defesa é sólida, mas pode ser vulnerável em alguns momentos. O ponto fraco do Flamengo é a irregularidade, já que o time tem oscilado muito ao longo da temporada.

Considerando esses pontos, podemos dizer que o River Plate tem uma leve vantagem sobre o Flamengo. A experiência em finais de Libertadores, a defesa sólida e o bom meio-campo são fatores que pesam a favor dos argentinos. Mas, como todos sabemos, futebol é um esporte imprevisível e qualquer coisa pode acontecer em uma final.

O importante é que teremos um grande jogo pela frente, com dois times tradicionais da América do Sul lutando pelo título mais importante do continente. Com certeza, será uma final memorável e um grande espetáculo para os torcedores de todo o mundo.