Desde que Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, a política americana nunca foi tão polarizada. De um lado, os apoiadores do presidente enxergam nele um forte líder que coloca o interesse americano em primeiro lugar. Do outro, seus críticos acusam Trump de populismo, xenofobia e posturas que ameaçam a democracia americana.

Com as eleições presidenciais de 2020 se aproximando, a polarização política aumentou ainda mais. Contudo, de acordo com as últimas pesquisas, Trump é o favorito para a disputa. Mas, por que é que isso acontece? O que faz com que o atual presidente seja um candidato tão forte?

Em primeiro lugar, Trump tem o apoio consolidado de sua base eleitoral. Desde o início da campanha, ele tem sido firme em suas convicções e se esforçou para manter as promessas que fez àqueles que o elegeram em 2016. Por exemplo, Trump construiu um muro na fronteira com o México, voltou-se para o protecionismo comercial e tem tentado desmontar o Obamacare, o sistema de saúde criado pelo governo Obama.

Além disso, Trump é um homem de negócios bem-sucedido e experiente em lidar com grandes empresas e líderes mundiais. Ele vem mostrando que pode trazer resultados positivos para a economia americana e, como tal, ganhou o apoio daqueles que priorizam o crescimento e a prosperidade do país.

Mas, se Trump é o favorito, quem são seus possíveis oponentes? No momento, as primárias democratas para escolher os candidatos que enfrentarão Trump nas eleições estão em andamento. Joe Biden é um dos nomes mais citados e tem liderado as pesquisas entre os candidatos democratas. Contudo, há críticas ao fato de que Biden é um político tradicional e não traz novas ideias ou uma perspectiva inovadora para a política americana.

Assim, a falta de um candidato forte de oposição também favorece o caminho de Trump para a reeleição. Enquanto os democratas lutam para achar um líder que possa desafiar efetivamente o atual presidente, Trump segue aproveitando o poder do cargo para se manter em evidência, sendo sempre citado pelos meios de comunicação e se mantendo em contato direto com seus eleitores através das redes sociais.

Apesar de seus problemas e controvérsias, Trump é um candidato forte para as eleições presidenciais de 2020. Seus oponentes parecem fracos e incapazes de angariar apoio suficiente para derrotá-lo. Resta esperar para ver como seriam as próximas etapas do processo eleitoral e como Trump responderia às acusações que ele e seu governo têm recebido de diversos lados.